A Casa

O que significa O Zimbreiro?

O Zimbreiro é uma árvore cujas bagas são utilizadas para cozinhar e fazer gin. Pode vê-los no nosso jardim e ao longo dos caminhos à volta da casa. Este é também o nome que os primeiros donos deram à propriedade.

Como é que chegámos ao Pico e como é que os nossos quartos de hóspedes surgiram?

Antes de mais, é uma história de familia e um amor pelos Açores e especialmente pela ilha do Pico.

Há quase 30 anos, Jérémy e os seus pais, Dani e François, descobriram os Açores em férias como você e eu. Voltavam todos os anos, em estações diferentes, para absorver um pouco mais a atmosfera do Pico. Depois, passado algum tempo, decidiram comprar um terreno e uma ruína na ponta da ilha para construir uma casa de férias. Os acasos da vida finalmente fizeram dela um lar para toda a vida. Dani e François deixaram o seu salão de cabeleireiro na Bélgica e instalaram-se definitivamente na Piedade. Abriram uma olaria « O Oleiro » no rés-do-chão da sua casa.

Durante a instalação, Jérémy veio passar vários meses no Pico para os ajudar. Tiveram de reconstruir tudo e domar este grande pedaço de terra de mais de 3 hectares coberto de arbustos e campos de milho.

Durante os primeiros anos, a casa do oleiro foi recuperada e os primeiros edifícios saíram da terra. Os primeiros quartos foram construídos. Seguiram-se a piscina e a casa de madeira. A primeira casa de madeira no Pico. O Zimbreiro estava finalmente aqui.

Descobri os Açores e o Pico aos 16 anos, durante uma viagem de grupo. Apaixonei-me imediatamente pelas paisagens únicas, pelas pessoas e pela vida tão diferente daquela que conheci em França. Voltei vários anos mais tarde para terminar um mestrado em « Geografia e Ambiente » no gabinete da vinha na Madalena. Nada tinha mudado. Após várias semanas passadas na ilha, conheci estes belgas da ponta da ilha de que muitas vezes tinha ouvido falar. Poder-se-ia dizer que me apaixonei por este lugar único, tão verde, diferente do resto do Pico, e pelo Jeremy.

Há quase 15 anos que temos vindo a trabalhar em conjunto para desenvolver o Zimbreiro. Estamos sempre à procura de formas de melhorar os nossos quartos e o nosso jardim. Este jardim que, quando cheguei, estava apenas a começar a crescer. Como amante das plantas, consegui enfeitar este parque para torná-lo naquilo que é hoje, um pequeno paraíso florido.

Esperamos que aproveite as suas férias no Pico tanto quanto nós e que a sua estadia na nossa casa de hóspedes seja inesquecível.


O Zimbreiro